Os Meios Honestos de Ganhar Dinheiro

 

 

Os Meios Honestos de Ganhar Dinheiro

Gente Boa!

 

Este é o primeiro artigo de uma série chamada “Os Meios Honestos de Ganhar Dinheiro” e nele vamos tratar do jeito mais universal de ganhar dinheiro que é sendo um Colaborador, Funcionário ou Empregado de alguém ou de uma organização.

Esta série vai abordar os principais meios de ganhar dinheiro e também algumas questões diretas e objetivas sobre empreendimentos.

A maioria das pessoas quer arrumar um emprego!

Pouca gente pensa em ampreender, abrir um negócio, etc... e quem pensa nisso nem sempre sabe como fazê-lo. A partir do quarto artigo desta série vamos detalhar essa e outras questões sobre como empreender.

 

objetivos

Objetivos

 

Tudo começa com a definição de objetivos.

Todos deveriamos ter objetivos. E é preciso alinhar os esforços que fazemos para alcançar esses objetivos.

Quem não tem objetivos, não sabe pra onde vai. É como entrar num elevados e não saber qual botão de andar selecionar...(essa é velha, mas cabe aqui... rsrsrs).

Tudo bem que existem momentos onde é preciso vender o almoço pra comer a janta, inícios de carreiras, inicios de ralacionamentos, etc... mas mesmo nesses casos seria muito bom se você tivesse um planejamento dos objetivos desejados.

Uma de nossas séries vai abordar como elaborar um planejamento, desde os pessoais até os sofisticados, de negócios complexos, etc... Fique atento e não perca pois será muito abrangente e profunda.

A maioria dos objetivos envolve recursos financeiros e se você não nasceu rico ou milionário ou não se casou com alguém rico ou milionário, sinto te dizer que perdeu as duas chances naturais de ter um certo dinheiro.

Mas essa é uma conversinha de boteco e aqui o assunto é mais sério.

Veja só. Objetivos precisam de recursos para serem alcançados, em sua grande maioria.

Tem gente que até tem como objetivo o próprio fato de ganhar dinheiro.

Nada de errado. A questão é só o que fazer com a riqueza. Esse tema será profundamente explorado na série “A Cabala do Dinheiro” que será lançada em breve. Cadastre-se e fique por dentro desse e de outros lançamentos de nossa blogosfera.

objetivos

Estratégias

 

Uma vez definidos os objetivos, então vem a estratégia que é em poucas palavras a forma como se pretende alcançar os objetivos.

É uma análise da real situação atual, antes dos objetivos, e o que é necessário para sair dessa situação e alcançar a condição de realização desses objetivos.

Dentro das possibilidades de angariar recursos para a realização dos objetivos está o trabalho executado para alguém, pessoa física ou jurídica.

Todo o trabalho deve ser digno e deve dignificar a pessoa que o executa portanto não vamos aqui fazer nenhum tipo de distinção desse ou daquele tipo de trabalho.

Quando a estratégia definida é ser um Colaborador, Funcionário ou Empregado de alguém ou de uma empresa ou organização, deve-se então planejar a execução dessa estratégia para que as circunstâncias da vida não gerem muita frustração em relação a essa escolha.

 

A prática

 

Primeiramente deve-se saber quanto recurso será necessário para a realização dos objetivos e por quanto tempo deve-se buscar, acumular e utilizar tais recursos.

O rendimento do trabalho como Colaborador, Funcionário ou Empregado, normalmente chamado de salário, não importa aqui o modelo jurídico do acordo trabalhista efetuado, deve ser suficiente para que após os gastos normais da vida como transporte, alimentação, vestuário, educação, saúde e entretenimento, sobre o montante planejado.

Então temos uma questão importante.

O recurso que o mercado oferece é condizente com a necessidade demonstrada pelos objetivos?

funcionário

A qualificação Profissional e o Mercado

 

Alguns fatores determinam os valores de salários e não vamos aqui falar de todos eles, mas uma questão é fundamental: Sua Qualificação Profissional. Ela determina, de sua parte, os patamares salariais que você pode negociar.

Se o mercado não paga o que você precisa para alcançar seus objetivos então é hora de melhorar sua qualificação. No artigo “Melhore Sua Empregabilidade”, detalhamos melhor esse tema.

O mercado é cada vez mais exigente e tenta pagar ou remunerar cada vez menos pelo trabalho realizado. O avanço tecnológico modifica constantemente essa relação capital x trabalho, automatizando e facilitando tarefas e processos e a manutenção da empregabilidade é ponto fundamental se você deseja manter o patamar financeiro que permite a realização dos objetivos.

 

Mudanças e Ajustes de Percurso

 

Outra questão igualmente fundamental é se o tipo de trabalho que você escolheu para realizar ainda pode manter as sobras de recursos que manterão vivos os seus objetivos.

Muitas profissões desaparecem e muitas outras surgem.

Assim é a evolução da sociedade, do mercado de trabalho, da vida.

Nesses casos é necessário fazer ajustes ou mudanças de percurso.

Às vezes seu objetivo era tão somente o de trabalhar num determinado nicho de mercado, numa profissão, num cargo, etc... e derepente ele não existe mais.

O que fazer? Mudar o percurso.

Existem muitos outros fatores que ocorrem na vida que nos obrigam a mudar de percurso, como o início ou a ruptura de relacionamentos. Por falar nisso nosso site www.mesepareieagora.com trata de muitos tipos de rupturas da vida. Se você passa por algum tipo de ruptura faça uma visita e descubra material, opiniões e sugestões para enfrentar esse momento.

funcionário

Vôo em Altitude de cruzeiro

 

Se tudo vai bem com a questão da empregabilidade e da remuneração que se obtém dela então é hora de foco.

Só o foco nos objetivos é capaz de manter o vôo em altitude de cruzeiro.

Perdeu o foco, gasta o recurso em supérfluos, e os objetivos vão ficando longe até que quando se percebe...

Nos momentos de “vacas gordas” a gente se prepara para os momentos de “vacas magras”.

E novamente isso pode e deve ser planejado.

E se você está pensando que somos loucos que podemos prever futuros e planejá-los, não é disso que falamos. O futuro pode ser sim pelo menos parcialmente planejado. Obviamente nem tudo. E é difícil saber o quanto podemos realmente ver de futuro. Mas podemos nos precaver com recursos para situações inoportunas e indesejáveis e não sermos pegos de surpresa.

 

empreendedor

 

Empreendedor

 

A esta altura você já percebeu que mesmo no caso de alguém trabalhar como Colaborador, Funcionário ou Empregado é preciso uma certa dose de empreendedorismo e no caso o empreendimento é você mesmo.

Você investe em você, planeja sua carreira, melhora sua empregabilidade, planeja seus objetivos, define uma estratégia para alcançá-los.

Isso tudo é muito semelhante à gestão de qualquer organização.

É preciso foco, organização e disciplina para gerir bem seus recursos de modo que eles atendam às necessidades de seus objetivos.

Concorrência

 

Se você atuar como um empreendedor de você mesmo, sairá muito na frente da concorrência, pois com certeza a grande maioria dos que trabalham como Colaborador, Funcionário ou Empregado não tem nem de perto essa visão.

Esse é a forma honesta de ganhar dinheiro mais difundida mundo afora e se você colocar um pouco de profissionalismo na gestão da tua própria pessoa como um grande empreendimento temos absoluta certeza de que a concorrência não fará nem cócegas à tua atuação.

 

Concluindo

 

Então esse é o primeiro grande jeito de ganhar dinheiro honestamente. Cabe a você administrá-lo para alcançar seus objetivos.

Em nossa blogosfera você encontrará muito material em forma de artigos, produtos e serviços para te ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional, e na gestão desse teu pequeno negócio: você mesmo.

Também teremos em breve o lançamento de uma Suíte de Softwares de Gestão para pessoas físicas e para pessoas jurídicas, onde você poderá contar com muita inteligência aplicada para facilitar a Gestão Estratégica de seus empreendimentos, começando com você mesmo.

Cadastre-se e fique sabendo quando esses produtos estarão disponíveis. Algumas versões desses produtos serão gratuítas, portanto não deixe de aproveitar.

 

Você é um Colaborador, Funcionário ou Empregado?

 

Esse é um trabalho honesto!

 

Sucesso

No próximo capítulo: Patrão, Proprietário, Dono

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

What do you think?

Note: Your email address will not be published

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Frases FamosasPara Ouvir